sexta-feira, 22 de abril de 2011

O que é coaching?

Algumas pessoas dizem ser uma técnica, outras dizem ser um processo e tem aqueles ainda que dizem ser uma arte. Qual o termo correto? Eu digo que os três estão corretos, afinal o coaching é um processo, baseado em técnicas que visam sair de um estado gerador de conflito ou insatisfação para um estado desejado pelo cliente. E como é um processo relacional, com certeza deve ser percebido como arte.

Vale ressaltar que o profissional que realiza esse trabalho é denominado “coach” e o cliente é chamado de “coachee”; a palavra vem do inglês e significa “treinador”, mas eu diria que o trabalho do coach está mais em facilitar o processo de mudança do coachee do que propriamente em treinar; e como esse é o termo usado no mundo todo, é ele que usarei no decorrer do texto.

Percebo que por ser uma estratégia de trabalho muito divulgada na mídia, as pessoas acabam criando expectativas que às vezes confundem ao invés de ajudar. O coaching é um trabalho estruturado, que busca através de um olhar sistêmico aumentar e desenvolver as habilidades que o coachee já tem; além disso, busca remover as barreiras mentais que dificultam o próprio caminhar do coachee. Essas barreiras acabam fazendo com que o coachee repita velhos padrões mentais, dificultando assim sua mudança, ou como costumo dizer, a alcançar o topo da escada.

Outra confusão muito comum é acreditar que o coaching esteja ligado apenas à área profissional. Como eu falei anteriormente, o olhar sobre esse trabalho é um olhar sistêmico, ou seja, percebe-se o coachee de uma maneira mais integrada, considerando o contexto e as relações estabelecidas. O coaching pode ser trabalhado em diversas áreas: pessoal ou de vida, profissional e especificas (vendas, relacionamento, saúde, emagrecimento, auto estima, etc).

O coaching é um processo mais focado na meta, no qual o coachee desenvolve sua intenção, passando a perceber mais claramente o que se deseja de forma mais positiva e efetiva, facilitando assim a realização dos objetivos levantados. No decorrer do processo, o coachee trabalha também outras atitudes (atenção, flexibilidade, visão, missão e ação), tão necessárias para o desenvolvimento e que juntas, são geradoras de mudança.

O coaching é um processo fascinante, que trabalha com todos os recursos que o coachee já tem, mas que em algum momento da vida ou por alguma razão específica, deixou esquecido em alguma parte de seu ser. Participar desse resgate é simplesmente lindo!


3 comentários:

  1. O artigo está excelente. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Soraya , antes mesmo de vc ser coach, sem perceber,vc já agia como tal...Realmente, vc é a prova de que quando a gente acredita em algo a gente incorpora aquele valor. Sou imensamente grata pelas tantas vezes em que vc me ajudou a encontrar forças em mim mesma para alcançar os meus objetivos superando as minhas inseguranças e vendo do que sou capaz. Estou a caminho...e já me sinto muito realizada!

    ResponderExcluir
  3. Soraya, achei seu texto ótimo, falando sobre Coaching de forma direta e utilizando uma linguagem de fácil compreensão. Espero fazer o curso, mas, enquanto não acontece, vou acompanhando suas publicações. Te desejo muito sucesso.

    ResponderExcluir