sexta-feira, 29 de abril de 2011

Bem me quer, mal me quer – Como anda seu relacionamento?

Eu já vinha com o desejo de escrever um texto sobre relacionamentos e acabei me recordando de uma lembrança da infância, na qual eu me via com uma margarida nas mãos, pensando em um menino da escola e tirando pétala por pétala e cantando “bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer” como se o simples acaso determinasse como seria meu “relacionamento”. Ainda bem que eu cresci e aprendi que o acaso não constrói e muito menos mantém um relacionamento. Lembrando ainda da infância me recordo da influência dos contos de fadas na minha vida; eles me fizeram acreditar que apareceria um lindo príncipe encantado num cavalo branco... Demorei até perceber que não era bem assim que as coisas funcionavam. Fico me perguntando quantas meninas/mulheres não tiveram um pensamento semelhante ao meu um dia?

De volta para a realidade, percebo que esse tema continua sendo uma incógnita para muitas pessoas, afinal falar de relacionamentos é algo complexo; ainda mais pensando em toda a herança e todas as cobranças que recebemos durante nosso desenvolvimento; criamos uma infinidade de expectativas, mas será que o parceiro acompanha os mesmos desejos? Difícil dizer, não é?

Um dos erros mais comuns é buscar alguém para completar a vida, afinal, qual a finalidade de buscar alguém que nos complete se já somos seres completos? Muitas pessoas se esquecem disso e vivem numa busca desenfreada de um parceiro, deixando de aproveitar a própria vida, pois só vêem a beleza da vida apenas quando estão acompanhados de alguém. É preciso lembrar que para atrair alguém, precisamos nos sentir atraentes, não apenas no sentido físico, mas principalmente na segurança e na maneira de ser. Desenvolver a autoestima é fundamental!

Outro ponto que me chama a atenção é a frase que muitos conhecem “Atrás de um grande homem, existe sempre uma grande mulher.” Essa frase é um perigo, pois coloca a mulher como grande responsável pelo sucesso ou pelo fracasso do relacionamento; e para que um relacionamento “aconteça” precisa haver duas pessoas dispostas para tal e nem sempre isso acontece. Para que haja o crescimento de ambos, é importante que haja maturidade, confiança e disponibilidade; esses três ingredientes são fundamentais para o sucesso.

Como isso, percebemos que não existe uma fórmula mágica que torne o relacionamento perfeito; até porque, não existe perfeição. Desentendimentos fazem parte de qualquer relação, mas o mais importante é garantir que o respeito esteja sempre presente, pois é ele que torna qualquer contato com o outro possível.

Outro fator que considero importante em um relacionamento é o diálogo, sem ele a relação fica insustentável; é importante saber comunicar adequadamente o que se deseja e mais ainda, saber ouvir. Muitos casais tem dificuldades nessas áreas e é isso que vai desgastando cada vez mais a relação. É preciso perceber que temos maneiras de pensar e viver diferentes do outro e muitas vezes desejamos que nosso parceiro haja da forma que acreditamos ser correta. Mas qual é a forma realmente correta para uma relação? Gosto de pensar que cada um sabe a sua.

Concluindo, gostaria de dizer que para viver um grande amor é necessário estar atento ao outro e principalmente a si mesmo. Lembrar que temos sonhos e desejos e que em algum momento dessa trajetória amorosa, nosso parceiro não acompanha mais, ambos mudaram e aquele casal de antes já não existe mais, ficou no passado. Nesse momento é importante pensarmos no que desejamos para nossas vidas; todos temos escolhas a fazer, mas você sabe qual é a sua?

Um comentário:

  1. Nem preciso dizer que me identifiquei e adorei!!!
    Beijoss

    ResponderExcluir