Orientação Profissional


"O homem só consegue ser o que é impulsionado pela motivação de se fazer a si próprio." ( K. Jaspers)


Escolher sempre fez parte da vida do ser humano, muitas vezes escolhemos e nem nos damos conta disso, pois desde pequenos escolhemos com que brinquedo queremos brincar, que roupa queremos vestir e por aí vai. Na maioria das vezes, essa necessidade de escolha passa a causar certa “crise” somente no momento em que o jovem se depara com a necessidade de escolher um curso, uma profissão. Essa escolha nunca foi fácil, e principalmente agora em que novos cursos e especializações surgem a cada momento esse processo se torna cada vez mais difícil.
O trabalho de orientação profissional visa levar o jovem a refletir sobre o processo de escolha de uma profissão; essa escolha não está somente relacionada à que curso fazer, mas também em que faculdade e como fazer, levando em consideração as competências, habilidade e atitudes do orientando. Os encontros podem ocorrer individualmente ou em grupo, num total de 12 semanas, nos quais serão trabalhados autoconhecimento, informação profissional e mercado de trabalho, para que se possa assim fazer uma escolha consciente. Parece fácil, mas sempre surgem dúvidas relacionadas ao processo de escolha; sem falar ainda que 58% dos jovens acabam largando a faculdade e dos jovens que se formam 54% não trabalham na área que se formam. (Fonte: IBGE)
Ao trabalhar a escolha de uma profissão com o jovem, partimos do principio que essa escolha é realizada no momento presente, no aqui-e-agora, sem deixar de reconhecer as influências sofridas no passado, os fatos importantes ocorridos até então e buscando construir um futuro de acordo com suas expectativas.
Quando se fala em escolher uma profissão, o foco na maioria das vezes é apenas no adolescente, mas é importante destacar que o trabalho pode ser feito com pessoas de todas as idades que estejam passando por dúvidas com relação ao curso que escolheram ou que desejam mudar de profissão/ocupação.