domingo, 25 de julho de 2010

Terapia de grupo

No dia 23 de julho de 2010 participei da conferência sobre “Psicoterapia de grupo: presente e futuro da psicologia” ministrada pelo psicólogo francês Jean-Marie Delacroix na PUC RJ. Evento este muito bem organizado pelo Centro de Gestalt Terapia Sandra Salomão.
O Sr. Jean-Marie dividiu com os profissionais presentes sua experiência com grupos terapêuticos, mostrando sua importância e riqueza de trabalho. O encontro me fez pensar ainda mais no que falta para que o trabalho com grupos verdadeiramente aconteça em nosso país; afinal esta forma de trabalho é tão difundida e aceita em outros países que não compreendo como ainda haja tanta dificuldade em acontecer por aqui. Sandra Salomão comentou ainda sobre a época em que a gestalt terapia iniciou no Brasil, no qual a ditadura militar estava bem presente e dificultava, para não dizer proibia todo e qualquer trabalho com grupos. Daí percebe-se a importância de compreendermos o contexto histórico da época e perceber toda essa influência.
A terapia de grupo funciona como um laboratório, no qual o indivíduo tem a possibilidade de experimentar novas formas de ser e estar no mundo e compreender as formas existentes de relações. Essa forma de terapia nos permite ainda trabalhar com certas técnicas que não são possíveis no trabalho individual. Não significa que o trabalho em grupo seja melhor que o individual, mas através dele é possível obter resultados diferenciados e vice e versa, pois cada um tem sua singularidade. Se houver a possibilidade de participar das duas formas de terapia, melhor ainda.
Esse trabalho não tem contra indicações e tem o intuito de fazer o individuo entrar em contato consigo mesmo e com o mundo, tomando consciência de seu processo. Podemos dizer ainda que o trabalho em grupo seja um “recorte” da sociedade em que o individuo (com) vive através de uma repetição de suas formas de relações.
Muitas pessoas ainda questionam sua eficácia, preferindo o trabalho individual. É um grande erro pensar dessa forma, pois o grupo favorece também uma interação entre seus membros possibilitando um aprimoramento nas formas de relação. Nesse processo o ganho pode ocorrer de forma ativa ou simplesmente através da observação do que emerge no grupo. Os encontros podem ocorrer em sessões semanais, quinzenais ou até mesmo mensais; vai depender do contrato que as terapeutas combinam com o grupo.

Atualmente trabalhamos com sessões semanais, com 1 hora e 30 minutos de duração ou quinzenais com 3 horas de duração, e acreditando nessa forma de trabalho, estamos com inscrições abertas para dois horários:

Início em agosto

Quarta-feira - horário: 10:00 às 11:30 / Quinta-feira – horário: 15:00 às 16:30

Aproveite, pois são poucas vagas!

Entre em contato e marque uma entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário