Psicologia

"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é...." 
(Caetano Veloso)


A psicologia é uma ciência que busca compreender a singularidade do ser humano levando em conta as experiências sócio-culturais e a construção por ele feita a partir dessas experiências. Ela divide-se em várias áreas, mas aqui abordarei apenas a área clínica, no qual sua intervenção ocorre através de um conjunto de técnicas e de conhecimentos teóricos usados no trabalho terapêutico.
Essa intervenção é denominada psicoterapia e visa a promoção de saúde, pois auxilia o individuo a encontrar soluções e a melhor compreender questões que incomodem e dificultem o seu dia-a-dia. Essas dificuldades podem se apresentar de diversas formas, através de medo intenso, ansiedade, depressão, agressividade, baixa estima, uso de drogas, dificuldade em se relacionar, dificuldades de aprendizagem, estresse e um sentimento de vazio na vida. O trabalho psicoterapêutico também busca ampliar a consciência através de um trabalho reflexivo e de autoconhecimento, visando mudanças significativas para a pessoa. Dessa forma, percebemos que existem diversas situações nas quais o acompanhamento psicológico se faz necessário.
Por todos os aspectos citados, vale à pena pensar sobre o significado de normal e patológico; percebendo os dois como algo subjetivo, no qual todos estão sujeitos a passar por algum tipo de situação psicológica, que pode ou não trazer sofrimento para a pessoa. Afinal, corpo e mente andam juntos e na maioria das vezes avisam quando algo não vai bem. Fique atento e não deixe de procurar auxilio quando sentir que essas situações estão atrapalhando sua vida e impedindo de viver novas experiências.