** Entrevista com profissionais

Ciências Biológicas


Identificação do Entrevistado

Nome: Cristiane Pereira Ferreira


Dados sobre o curso

Duração: 4 anos

Disciplinas que fizeram parte do curso: anatomia, citologia, embriologia, fisiologia humanas e comparadas, zoologia, botânica, microbiologia, micrologia, ecologia, geologia, paleontologia, disciplinas pedagógicas no caso de licenciatura. 

Quais os requisitos exigidos para quem tem interesse no curso? (aptidão, personalidade, interesses, etc) Para ser feliz como bióloga, uma pessoa precisa ser perseverante, observadora, detalista, precisa estar livre de preconceitos, admirar e respeitar a vida além da beleza física. 

Locais de estágio: a biologia oferece um campo muito amplo, eis alguns exemplos
No campo da pesquisa: universidades, instituições de pesquisa, empresas que invistam na pesquisa.
No campo do ensino: universidades, escolas, empresas de apoio à educação.
No campo de análises clínicas: clínicas
No campo de vigilância: empresas e órgãos que efetuam vigilância sanitária, controle de alimentos, de medicamentos, etc.


Fatores significativos durante sua formação :


        - Positivos : desenvolvimento de compreensão dos sistemas naturais, de senso crítico em relação às questões biosociais relacionadas à saúde, ao ambiente, ao ensino, às políticas.


        - Negativos : amplitude do conteúdo do curso e forma como o ensino se procede, que não permite que se entenda muito bem de todas as áreas ao longo da vida profissional.

Onde trabalhar ?  Os mesmos locais onde se pode fazer estágios.

        
Experiência Profissional


Como foi o início da sua carreira? Ao me formar procurei por trabalho nas escolas porque tenho paixão por ensinar. Como minha formatura foi no meio do ano e as escolas estavam com seus quadros de professores completos, fiquei 6 meses sem emprego. No início do ano seguinte fui convidada para entrevista e contratada.

Quais foram as dificuldades encontradas? No início recebi poucas horas-aula e em escolas particulares que não pagavam um salário muito alto. Na área de ensino particular a experiência e a indicação contribuem para obter um emprego em escolas que paguem melhor a hora-aula.

Cargo atual: hoje sou professora do ensino fundamental e pesquisadora na área de ensino em biociências e saúde na formação de professores.

Ano da formatura: 2001


Fatores significativos após sua formação :

        - Positivos : satisfação pessoal, aumento salarial de acordo com a experiência e acúmulo de níveis mais avançados de estudo (hoje estou cursando o doutorado), contato e participação com a construção de conhecimento da área e relação com a experiência profissional.


      - Negativos : a exigência de prazos de produção na pesquisa, políticas de educação que muitas vezes engessam o trabalho do professor.



Breve resumo da experiência profissional: iniciei minha vida profissional como professora do ensino fundamental. Logo senti falta de continuar os estudos. Entrei no curso de especialização em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), quando conheci a pós-graduação Stricto sensu que se iniciava no mesmo ano. Elaborei um projeto para o mestrado e participei da seleção seguinte. Defendi a dissertação de mestrado em Ensino em Biociências e Saúde em 2007. Durante este tempo, outras experiências que também contribuíram para minha formação aconteceram: fui convidada para lecionar num curso de especialização na mesma área, para participar de bancas de avaliação de monografias de graduação e de especialização e participei de vários congressos onde apresentei minhas pesquisas. No ano de 2007 elaborei meu projeto de doutorado, que se iniciou em 2008 e ainda está em andamento.


 Curiosidades


Se fosse começar  sua  carreira  profissional agora, escolheria essa mesma profissão? Justifique sua resposta. Sim. Sinto-me satisfeita por estar inserida na produção de conhecimento da área à qual dedico meus estudos e por estar presente nos locais que me apresentam a realidade (escolas). Minha participação nestes dois espaços permitem que minha produção tenha condições de aplicação num cenário real.

Está satisfeito(a) com o campo de atuação que a profissão proporciona? Justifique sua resposta.
Sim. Tive sorte de gostar de um campo, que está se desenvolvendo (pesquisa no ensino de ciências na área de biologia).

Que conselhos daria para a pessoa interessada em fazer tal curso? Como as Ciências Biológicas oferece muitos campos de trabalho e o curso é muito amplo, é importante definir em qual dos campos investir maior dedicação aos estudos e experiências de estágios durante a formação inicial. O acúmulo de experiências numa mesma área facilitam o alcance de um emprego desejado. Se o aluno tiver dúvida sobre o campo a seguir, deve se experimentar logo no início do curso. Se não tiver esta oportunidade de ingresso num estágio no início deve ler artigos científicos sobre as áreas e conversar com profissionais dos diversos campos.








Educação Física Bacharel/ licenciatura


Identificação do Entrevistado

Nome: Alexandre Dias de Oliveira

Dados sobre o curso

Duração: em geral para ter licenciatura plena, ou seja, bacharelado e licenciatura o aluno leva de a 4 a 4,5 anos (varia de acordo com as faculdades). 

Disciplinas que fizeram parte do curso: Anatomia humana, biociências, fundamentos da educação física, recreação e lazer, socorro e urgências, fisiologia humana e do exercício, Fundamentos socioantropológico da educação física, metodologia cientifica, natação, biomecânica, ética na saúde, esportes coletivos, neurofisiologia, psicologia do esporte, avaliação morfofuncional, comportamento e controle motor, metodologia dos esportes de combate, psicomotricidade, didática, folclore e dança, treinamento desportivo, esportes de aventura, políticas públicas na educação, prescrição de exercícios para grupos especiais, educação física escolar, estágio supervisionado 1,2 e 3, gestão de negócios em educação física, ginástica olímpica, educação física adaptada (para portadores de necessidades especiais), atletismo, recuperação musculoesquelética, tópicos especiais em educação física e TCC.
Obs: esta são principais disciplinas do curso de educação física o que pode várias entre as universidades são os nomes das disciplinas.

Quais os requisitos exigidos para quem tem interesse no curso? (aptidão, personalidade, interesses, etc) Na maioria dos casos os alunos que optam por educação física acabam abandonando o curso antes do término (desconhecem algumas dificuldades do curso), pois acham que É APENAS PRATICA ESPORTIVA. A caracterísca dos interessados na Faculdade de educação física é de compreender sua importância no desenvolvimento /melhoria das habilidades psicomotoras, saber sua importância na socialização de pessoas através da praticas de movimentos e formar cidadão para reproduzir e transformar as culturas de atividade física (jogo, dança, esporte ginástica...) e melhoria/manutenção da qualidade de vida.



Locais de estágio: Escola, academias, clubes, condomínios, hospitais, ou seja, qualquer lugar onde possa colocar o corpo em movimento.


Fatores significativos durante sua formação:

        - Positivos: ao ingressar no curso de educação física um dos aspectos positivo a meu ver é que ao estudar algumas disciplinas percebe se a complexidade e a importância da educação física para desenvolvimento motor, para melhoria/manutenção da qualidade de vida e não apenas para fitness.
        
       - Negativos: que devemos informa para sociedade da importância da educação física, pois está comprovado cientificamente que atividade física previne contra doenças, melhora a auto-estima (pois paga-se plano de saúde para tratar de doença, mas... não faz atividade para evitá-las) e a sociedade ainda não tem esta consciência.  

Onde trabalhar? A área de atuação do profissional de educação física é muito ampla de tal forma que irei citar algumas, tais como trabalho em hospitais, escolas, clubes, spas. Colônia de férias, academias, condomínios, gestão escolar. etc...
        
Experiência Profissional

Como foi o início da sua carreira? Comecei na academia aonde fui estagiário, pois ao demonstrar o interesse pela profissão fui convidado a trabalhar (com avaliação física), logo após fui indicado pelo proprietário da academia para trabalhar em outra academia na área de musculação.

Quais foram as dificuldades encontradas? A educação física é única profissão que currículo não tem importância e sim quem indica se não conhece ninguém não trabalha, salvo os casos de concurso.


Cargo atual: professor de musculação em academias, avaliador físico.
Ano da formatura : 2009


Fatores significativos após sua formação :

        - Positivos: campo de trabalho muito amplo.

        - Negativos: o não reconhecimento da profissão por parte da sociedade.

Breve resumo da experiência profissional: formação superior em educação física. pós grau. Em prescrição de atividade para terceira idade e grupos especiais (câncer, HIV, diabetes, hipertenso, criança, gestante, obeso e distúrbios mentais.) e avaliador físico Trabalhando diretamente nessas áreas.

 Curiosidades

Se fosse começar  sua  carreira  profissional agora, escolheria essa mesma profissão ? Justifique sua resposta. Sim, a satisfação profissional/pessoal.

Está satisfeito(a) com o campo de atuação que a profissão proporciona? Justifique sua resposta. Sim. A educação proporciona um grande campo de trabalho aos seus profissionais, pois podemos trabalhar em escola, hospital, SPA, academia, clube, área de gestão esportiva, etc.

Que conselhos daria para a pessoa interessada em fazer tal curso? Estude,estude,estude, estude e nunca pare de estudar, pois como qualquer curso apenas os melhores vencem... A profissão de Educação Física requer uma grande responsabilidade porque cuida de pessoas.
         
e-mail:  alexdiasjpa@gmail.com  
facebook: alexdiasjpa@glomail.com  (Alexandre Dias)






Fisioterapia


Identificação do Entrevistado

NomeValéria Louredo da Silva


Dados sobre o curso

Duração: 4 anos

Disciplinas que fizeram parte do curso: anatomia, farmacologia, fisiologia, histologia,  eletroterapia, cinesioterapia, patologia geral, bioquimica, biofisica, etica, cardiologia, neurologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, traumatologia, pneumologia, estetica, hidroterapia, e todas as aplicadas a fisioterapia.

Quais os requisitos exigidos para quem tem interesse no curso? (aptidão, personalidade, interesses, etc) É necessário que a pessoa tenha em mente o que um Fisioterapeuta realiza em clinicas, hospitais e etc, para que ela se identifique e faça o seu melhor.
        
Locais de estágio: clínicas e hospitais.

Fatores significativos durante sua formação :

        - Positivos: durante o curso as disciplinas em desde o início já são interessantes, o que nos deixa empolgados para o restante do curso.

      - Negativos: Infelizmente 4 anos não são suficientes para que possamos estagiar em todas as áreas da fisioterapia.

Onde trabalhar?  Podemos trabalhar em clínicas de traumato ortopedia, hospitais na área de CTI, clubes de futebol, clínicas ou consultórios de estética, em academias dando aulas de pilates, montar o seu próprio negócio agregando varias áreas da  Fisioterapia.
        
Experiência Profissional

Como foi o início da sua carreira? O importante é você se dedicar ao máximo ao seu estágio para que você possa continuar o seu trabalho no mesmo lugar, foi o que aconteceu comigo.  Iniciei a minha carreira em uma clínica de traumato ortopedia trabalhando com o Dr. Lídio Toledo, e também em um hospital, no CTI, no qual permaneci durante 5 anos.
        
Quais foram as dificuldades encontradas? Não senti muitas dificuldades em conseguir emprego, pois quando você se dedica e faz as coisas com responsabilidade não tem como você passar sem ser notado.
        
Cargo atual: Continuo atendendo particulares, porém hoje tenho o meu consultório onde depois de fazer uma pós graduação em dermato-funcional me dedico mais a essa área.
       
Anos da formada: 08 anos


Fatores significativos após sua formação :

       - Positivos: Podemos atuar em várias áreas, e está sendo muito procurada, por[em temos que nos especializar
        
      - Negativos:  Acredito eu que os planos de saúde é o que mais seja negativo na fisioterapia pois os pacientes acabam muitas das vezes não realizando a fisioterapia adequada devido ao tempo, desmerecendo a nossa profissão.  E também a falta de remuneração no estágio.

Curiosidades

Se fosse começar  sua  carreira  profissional agora, escolheria essa mesma profissão? Justifique sua resposta.  Aprendi a gostar da minha profissão ela me proporciona contato com outras pessoas em inúmeras situações, podemos melhorar e muito o quadro atual do paciente e proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida. Ísto é incrível!
        
Está satisfeito(a) com o campo de atuação que a profissão proporciona? Justifique sua resposta.  Estou satisfeita, porém não há vitória sem guerra, vida de fisioterapeuta é assim.

         
Que conselhos daria para a pessoa interessada em fazer tal curso? Aproveite ao máximo do curso, apesar de não ter realizado nenhum estágio ainda, já tenha em mente a área que você
deseja, para que no curso você direcione para a disciplina ou disciplinas de seu interesse, pois assim você já pode realizar um estágio direcionado. Ah! Realize o estágio com responsabilidade, ética, respeito pois pode ser o seu primeiro emprego.   
 



História


Identificação do Entrevistado

NomeLilia Cristina de Souza Machado


Dados sobre o curso

Duração: 3 anos

Disciplinas que fizeram parte do curso: História do Rio de Janeiro, História do Brasil, História da Antiguidade, História da Idade Média, História da Idade Moderna, História Contemporânea, Filosofia, Sociologia, História da Arte, Psicologia da Educação, Historiografia.

Quais os requisitos exigidos para quem tem interesse no curso? (aptidão, personalidade, interesses, etc) para licenciatura: didática e vontade de ensinar, para bacharelado: interesse em pesquisas
        
Locais de estágio: colégios estaduais, federais, municipais ou particulares, de ensino fundamental e médio

Fatores significativos durante sua formação :

       - Positivos: prazer de entender melhor o mundo em que vivemos, a partir do conhecimento de nossa história e diversificado campo de trabalho para historiadores.
        
      - Negativos: campo de trabalho para licenciatura, muito mal remunerado

Onde trabalhar? para a licenciatura: colégios estaduais, federais, municipais ou particulares, de ensino fundamental e médio, além de cursos livres de cultura em geral   e   para pesquisas (historiadores): museus, centros culturais, galerias de arte, e na área de turismo, como guia histórico ou orientador de roteiros.

Experiência Profissional

Como foi o início da sua carreira? Comecei dando cursos e palestras em espaços culturais, e no meu trabalho principal, no IBGE, para os funcionários, depois de uma pós graduação em História da Arte e Mitologias. 

Quais foram as dificuldades encontradas? Baixa remuneração por aula, nestes espaços culturais, até mesmo ministrando as palestras e cursos, gratuitamente, para formar clientela.
        
Cargo atual: : palestrante sobre Mitologias Grega e Egípcia e História da Arte, em espaços culturais e programadora de roteiros de viagens a locais históricos no exterior.
       
Anos da formada: 03 anos


Fatores significativos após sua formação :

       - Positivos: Com a entrada em nova graduação, desta feita, em Turismo, abri o mercado para orientadora de roteiros de viagem a locais históricos (principalmente no exterior) e guia histórico (no Brasil).
        
      - Negativos:  Baixa remuneração por aula, nos espaços culturais, até mesmo tendo de ministrar as palestras e cursos, gratuitamente, para formar clientela.

Breve resumo da experiência profissional: Comecei dando cursos e palestras em espaços culturais (Imagem Cultural, Protur, etc), e no meu trabalho principal, no IBGE, para os funcionários, depois de uma pós graduação em História da Arte e Mitologias, na Universidade Cândido Mendes.  Com a entrada em nova graduação na Universidade Veiga de Almeida, desta feita, em Turismo, abri o mercado para orientadora de roteiros de viagem a locais históricos (principalmente no exterior) e guia histórico (no Brasil).

Curiosidades

Se fosse começar  sua  carreira  profissional agora, escolheria essa mesma profissão? Justifique sua resposta Sim – sempre foi o meu sonho mas tive que me formar anteriormente em profissões que me rendessem dinheiro (Inglês na Cambridge University e Administração Pública da FGV) – e nunca é tarde para alcançar os sonhos.
        
Está satisfeito(a) com o campo de atuação que a profissão proporciona? Justifique sua resposta.  Sim – mas somente agora, com a junção de História e Turismo.

Que conselhos daria para a pessoa interessada em fazer tal curso? Sonhe sempre e com ousadia - nunca é tarde para alcançar os sonhos!




Engenharia Civil


Identificação do Entrevistado

NomeMário Augusto Nunes Pinto


Dados sobre o curso

Duração: 5 anos

Disciplinas que fizeram parte do curso: Cálculo I,II,II,IV, Química, Cálculo Numérico, Física I, II, II, IV, Mecânica Técnica, Mecânica dos solos, Mecânica dos Fluidos, Fundações, Calculo Estrutural I, II, instalações Prediais Hidro- sanitárias, Instalações Elétricas, Desenho Técnico I, II, geometria Descritiva I,II, laboratório de materiais de Construção Civil, Portos e Vias navegáveis, Aeroportos, Isostática, Hiperestática, Fenômeno dos transportes, Engenharia de Tráfego, Engenharia Econômica, Economia para Engenheiros, Legislação Aplicada, Probabilidade e Estatística, Concreto Protendido, Estruturas de Madeira e Aço, Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto, dentre outras.

Quais os requisitos exigidos para quem tem interesse no curso? (aptidão, personalidade, interesses, etc) Raciocínio lógico, gosto pela matemática e física, boas práticas em desenhos e disponibilidade para aprender novos conceitos e tecnologias. 

Locais de estágio: Empresas de engenharia na área de Construção em geral, Orçamento e planejamento, produção etc.

Fatores significativos durante sua formação :

       - Positivos: dedicação
        
      - Negativos: greve

Onde trabalhar? construção em geral, Planejamento, Orçamento, Controle, Produção, Projetos etc.
        

Experiência Profissional

Como foi o início da sua carreira?  Iniciei a carreira numa empresa de engenharia em Belém na área de orçamento e planejamento.

        
Quais foram as dificuldades encontradas? Falta de credibilidade pela pouca experiência em obras, adaptação ao ambiente de trabalho e por morar longe da família teve um pouco do controle das questões emocionais.

Cargo atual: Gerente de Orçamento e Planejamento
         

Anos da formada: 17 anos


Fatores significativos após sua formação :

       - Positivos: A escola que cursei (UFPA Universidade Federal do Pará) foi um fator determinante para minha colocação no mercado, por se tratar de um curso a nível Federal.

            - Negativos:  --------------------

Breve resumo da experiência profissional: Experiência em construção de casas de alto padrão, reformas em geral de casas e apartamentos, elaboração de orçamentos em planilhas Excel for Windows, elaboração de cronogramas físicos no MS Project for Windows e elaboração de cronogramas físico-financeiros em planilhas Excel for Windows .

Curiosidades

Se fosse começar  sua  carreira  profissional agora, escolheria essa mesma profissão? Justifique sua respostaSim. Aprendi a gostar desde cedo por influência do meu pai, que apesar de não ser engenheiro, sempre se aventurava em construir suas próprias casas.   
        
Está satisfeito(a) com o campo de atuação que a profissão proporciona? Justifique sua resposta.  Sim, hoje o mercado está bastante aquecido e a oferta de empregos está em alta o que valoriza cada vez mais a nossa área.

Que conselhos daria para a pessoa interessada em fazer tal curso? Com certeza o incentivaria, mas deixaria um alerta: Estagiar é fundamental para complementar o que as faculdades não conseguem oferecer dentro das salas de aula. Só o conteúdo das disciplinas, por si só, não dão à luz do que é a carreira a ser enfrentada.








1.      Identificação do Entrevistado
Nome: Ana Franco
Curso: Personal Stylist

2.      Dados sobre o curso
Duração: 1 mês e meio (45 dias)

3.      Disciplinas que fizeram parte do curso:
·         Identificação de Estilo Pessoal
·         Tipos físicos e particularidades e proporcionalidade física
·         Cores
·         Elementos do Design
·         Análise facial
·         Maquiagem
·         Personal shopper
·         Montagem de looks
·         Organização de guarda-roupa
·         Trajes sociais

4.      Quais os requisitos exigidos para quem tem interesse no curso? (aptidão, personalidade, interesses, etc)
·         Interesse pela área de Moda e Imagem.
·         Gostar de trabalhar com público.
5.      Locais de estágio:
·         O estagio foi feito com outros profissionais do ramo


6.      Fatores significativos durante sua formação:
       
- Positivos:  Interesse e dedicação

 - Negativos: não me lembro de nenhum

 Onde trabalhar ? (área de atuação)
Resposta: O Profissional Personal Stylist pode trabalhar de forma autônoma ou em lojas e empresas.

        
7. Experiência Profissional
Como foi o início da sua carreira?
Resposta: comecei atendendo amigas, parentes e isso foi gerando indicação
Quais foram as dificuldades encontradas?
Resposta: A única dificuldade que posso dizer, diz respeito ao tempo, pois ter um número significativo de clientes só vem com o tempo. Mas isso é natural em qualquer área profissional, o importante é você encarar como uma carreira e investir nela.
Cargo atual: Personal Stylist
Anos de formado (a): 3 anos


Fatores significativos após sua formação :
       

- Positivos: por ser uma profissão autônoma, o sucesso só depende da nossa dedicação.
- Negativos: sinceramente nenhum, sou realizada com a minha profissão


Breve resumo da experiência profissional:
Consultorias prestadas para pessoas físicas (mulheres e homens) e pessoa jurídica (lojas e empresas) e também artistas e bandas.
Editoriais de Moda, Palestras e Workshops sobre a área de imagem.
E desde o ano passado ministro Cursos para quem também quer ingressar na Profissão de Personal Stylist.

8. Curiosidades

         Se fosse começar  sua  carreira  profissional agora, escolheria essa mesma profissão? Justifique sua resposta.
Sim, porque é área que envolve muita criatividade e desafios e essas duas aptidões combinam muito com a minha personalidade.
         Está satisfeito(a) com o campo de atuação que a profissão proporciona? Justifique sua resposta.
Sim, porque combina com meu jeito de ser, pois gosto de lidar com o público em geral, atendendo pessoas físicas, jurídicas, ministrando palestras e cursos.
         Que conselhos daria para a pessoa interessada em fazer tal curso?
É uma área que exige constante aperfeiçoamento profissional, portanto a pessoa deve realmente gostar de moda, imagem e de trabalhar com a vaidade e autoestima das pessoas.