sexta-feira, 23 de abril de 2010

Adolescência


Ao falar sobre a adolescência para um público adulto, gosto de pedir que fechem os olhos e façam uma viagem ao passado. Voltem no tempo e recordem os momentos vividos, as pessoas que fizeram parte de suas vidas; que lembrem o que gostavam de fazer, o que sentiam, a música que tocava na época, etc. Na maioria das vezes, existe um grande número de adultos que percebem o quanto deixaram para trás fatos dessa fase da vida. Percebem as diferenças existentes entre as épocas vividas e muitas vezes, essa percepção do adulto já facilita o diálogo e a compreensão com o adolescente.
Mas o que é a adolescência? Adolescência é a transição entre a infância e a fase adulta. Quando começa e quando termina ninguém sabe ao certo, pois existe uma variação; e de acordo com alguns autores, pode ocorrer entre os 11 e 20 anos de idade aproximadamente. Em nossa cultura, a adolescência acaba sendo tardia, pois se considera que o jovem entre na idade adulta após sua inserção no mercado de trabalho; e também pelo fácil acesso a informação e/ou por questões sócio-econômico-culturais, enfim, não existe um único fator determinante.
Um dado curioso é que a adolescência só passou a existir por volta do século XIX, com a Revolução Industrial; onde a educação foi estendida por mais tempo, visando a preparação para o trabalho. Com isso, o adolescente passou a ficar mais tempo com a família, só saindo de casa para casar.
Outro fator que vale ressaltar, é o pensamento de que todo adolescente passa por “crises”, vivem em “conflito” ou que são um “problema”. É preciso refletir que “crises, problemas e conflitos” são esses, tendo em vista que nem todos os jovens são iguais.
E compreender também que este é um momento em que ele passa por uma série de mudanças, inclusive hormonais, no qual seu ritmo biológico é alterado, passando a apresentar mais disposição no turno da noite, o que pode acabar gerando dificuldades no que se refere à aprendizagem.
Diante disso podemos concluir a importância de compreender o que se passa nessa fase para melhor se relacionar com esses jovens que convivemos no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário