quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mudança

Muitas pessoas acreditam que para haver mudanças em suas vidas é preciso que o outro (chefe, namorado (a), familiares, amigo, etc) inicie esse processo. No entanto, não é assim que funciona. Se você deseja que algo se modifique em sua vida, comece por você! Afinal quando mudamos, tudo e todos que estão ao nosso redor se modificam.
O processo de mudança nem sempre é fácil e agradável, afinal sair da zona de conforto é experimentar o diferente, o novo. Por isso, é importante que o processo de cada um seja respeitado, pois cada pessoa tem um tempo e dinâmicas diferentes; valorize cada degrau alcançado.
Caso queira alcançar novos voos ou mesmo desejar viver de maneira mais positiva em relação à vida, este é o caminho a seguir.
Para isso, é importante que o indivíduo entre em contato consigo mesmo e perceba como se relaciona com o outro e com o meio em que vive, perceba seus pensamentos, sentimentos e crenças (positivas e negativas) e a partir daí, ampliando seu auto conhecimento; tendo consciência das escolhas que faz na vida.
Você já pensou nas mudanças que deseja para a sua vida?



"Nada se transforma. Somente eu me transformei.
Portanto, tudo se transformou."
(Provérbio hindu)

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Orientação Profissional

Quando falamos em orientação vocacional ou profissional, a maioria das pessoas associa essa prática apenas com a escolha de uma profissão; orientação esta que o jovem só procura quando está em dúvida em relação a que curso escolher. Só que a orientação profissional, como prefiro chamar, não é só isso. É preciso observar que o mundo do trabalho é algo dinâmico e muda constantemente. Com isso, é necessário um olhar sob uma perspectiva crítica a respeito das profissões; levando em conta a situação do orientando; o contexto político-econômico-social em que esse jovem está inserido e o mercado de trabalho, buscando conscientizar esse jovem que não existem garantias em nenhuma escolha que ele faça, ou seja, levantar uma visão mais realista a respeito do trabalho e dos meios de produção.

Talvez você me pergunte para que passar pelo processo de orientação profissional? E eu responderei que é importante o jovem se preparar para entrar em contato com as dificuldades que virão pela frente e principalmente perceber quais as exigências que o mercado exigirá dele, podendo assim desenvolver melhor suas habilidades e atitudes.

A própria escolha do curso, para a maioria dos jovens é algo angustiante; tenha ele passado por um processo de orientação profissional ou não. O interessante é que desde crianças aprendemos a fazer escolhas, mas ao se deparar com o vestibular, um grande número de jovens entra no que chamamos de “crise”, a qual acredito ser devida a cobranças imposta pela sociedade e pelo meio familiar. Pois desde novinhos, escutamos o adulto perguntar “O que você vai ser quando crescer?”

Até então, penso na escolha frente ao vestibular, mas vale ressaltar também o grande número de jovens que desistem do curso no meio do caminho, ou aqueles que terminam o curso e atuam em outras áreas de trabalho. Percebo que a orientação profissional é um grande aliado no crescimento desses jovens e adultos, não só no que diz respeito à escolha de uma profissão, mas também em levantar reflexões acerca do mercado de trabalho, no autoconhecimento e na criação de estratégias que possibilitem sua atuação na área desejada.