sábado, 30 de novembro de 2013

O processo de emagrecimento - Parte 2

Esse texto é voltado para as pessoas que de alguma forma foram contagiadas com a animação da corrida. Comigo, começou no facebook. Via algumas amigas naquele clima de corrida, super animadas que me dava até vontade de participar também (lembrando que eu era avessa a qualquer atividade física). Percebo que a mesma dificuldade que no início eu sentia, outras pessoas sentem, tanto que me perguntam o que fazer para começar. Além da própria internet, existem revistas especializadas sobre o assunto que são possíveis de se encontrar nas bancas de jornais.
No inicio eu também tinha dificuldades, queria muito participar, mas não ficava sabendo em tempo das provas. Para resolver esse problema recomendo acessar sites especializados em corridas e fazer o cadastro para ficar por dentro de todos os eventos e datas.  Dois sites que costumo acessar são o www.ativo.com e o www.webrun.com.br.
Existe também a possibilidade de participar de alguma equipe – o que eu acho muito legal - Caso faça essa opção, você será informado de algumas provas que a equipe correrá.  Além disso, participará de treinos com o próprio grupo, mas se você tiver horários apertados, como o meu, poderá receber por e-mail sua planilha de treino, que é criada de acordo com o seu objetivo. No caso de treinar individualmente, os treinos podem ser realizados na academia ou na rua, de acordo com a sua possibilidade, mas alternar dentro do possível os treinos na rua faz diferença. Inicialmente, eu acreditava que participar de uma equipe era algo para pessoas que já tinham algum tipo de experiência, mas puro engano. Iniciar numa equipe pode ser muito motivador, tanto nos treinos em grupos quanto nos individuais, pois acabam sendo desafios semanais a serem seguidos visando alcançar um determinado objetivo.
Mas correr requer alguns cuidados. Não adianta pensar que é só começar a correr e pronto. É importante deixar claro que o fortalecimento de joelho e quadril é essencial. Se não, algo que deveria ser um prazer pode se tornar um tormento com o surgimento de uma lesão. Nesse caso, a musculação e/ou o pilates são excelentes atividades para essa finalidade.
Outra pergunta comum, foi a respeito dos acessórios de corrida. Existe uma infinidade de tipos e modelos. Mas falarei apenas dos tênis. Quanto a ele, não se empolguem. Nem sempre o mais caro é o mais indicado. Minha recomendação é que antes de escolher um modelo, descubra o seu tipo de pisada (supinada, pronada ou neutra). Existem lojas especializadas que fazem este teste gratuitamente. Mas infelizmente, aprendi que não se pode confiar em “papo de vendedor” nesse momento, pois foi assim que acabei adquirindo alguns tênis inadequados para a prática de corrida ou para o meu tipo de pisada. Cheguei a conclusão que acaba sendo algo pessoal. Tem uma amiga que adora uma determinada marca, tem várias cores. Fui na dica dela e comprei o tal tênis. Acabei com bolhas no pé L. Hoje tenho a minha marca e modelo preferido e como dizem por aí “Não se mexe em time que está ganhando”... Rs. Ah! E para finalizar, outra recomendação que faço é que nunca deixem para estrear os tênis em uma prova, façam isso nos treinos para evitar desconforto desnecessário no dia.

Espero que eu tenha conseguido sanar algumas dúvidas e bom corrida à todos!!!

Um comentário:

  1. Parabéns! Conteúdo muito esclarecedor, contagiante e de leitura deliciosa! Bjs.

    ResponderExcluir