segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cuide da sua criança interior

Um desses selinhos que correm pelas redes sociais me chamou a atenção; ele dizia algo mais ou menos assim "que saudade da minha infância... na qual a única preocupação que eu tinha era a de escolher o lápis para pintar um desenho". Percebi que a maioria das pessoas que comentaram, compartilhavam da mesma opinião; isso me fez refletir sobre o assunto e me perguntar o que será que faz com que essas pessoas sintam falta de algo que já passou sem perceber a beleza que existe no agora.
Se a idade adulta não está satisfatória, onde foi parar essa criança? Durante sua trajetória de crescimento e amadurecimento, em que momento sua espontaneidade parou de fazer parte de sua vida? Levantei algumas hipóteses, compartilhei com algumas pessoas esse meu questionamento e percebi algumas semelhanças com o que vinha pensando.
Realmente, crescer tem suas responsabilidades, mas responsabilidades nós temos desde crianças. Desde que cor escolher para pintar um desenho como dizia no selo até arrumar o material para ir à escola e cumprir as tarefas de casa. Vale ressaltar a importância de se vivenciar tais responsabilidades impostas a cada fase do desenvolvimento e em muitos casos, é exatamente o contrário o que acontece.
Com isso, dois pensamentos ficaram fortes em mim, o primeiro que me veio, foi acreditar que o sistema familiar no intuito de cuidar tão bem dos filhos, em alguns momentos pode vir a prejudicar, seja pela falta ou pelo excesso de cuidados, podendo proporcionar um comprometimento no processo de amadurecimento da criança e/ou adolescente. De repente esse adolescente ou até mesmo o jovem adulto se vê perdido; sendo cobrado pela sociedade e pela família para escolher uma profissão, a ter responsabilidades, atitudes, etc.
Não digo que o passado deva ser esquecido, pelo contrário, é muito saudável recordar situações  que nos trazem emoções positivas, mas tais situações podem e devem ser vivenciadas também no decorrer da vida. Vamos viver o presente!
Mas nem tudo está perdido, caso tenha feito escolhas que tenham trazido resultado pouco satisfatório, faça uma reflexão na forma que tem ocorrido. Pense no que você deseja e reflita se esses desejos são realmente seus ou se está reproduzindo os sonhos de outras pessoas. Lembre-se que sempre está em tempo de ser feliz!